Algumas orientações para o atendimento virtual
- Suzana Lopes
- 29 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Para o bom uso das sessões virtuais, conheça algumas orientações sobre essa modalidade de atendimento.

2020 foi o ano no qual teve início no Brasil uma situação de ordem mundial, de proporções sérias e urgentes, a pandemia do COVID-19. O isolamento social, assim como a conjuntura das mudanças que rapidamente ocorreram na época, demandaram com urgência que profissionais pudessem acolher e atender àqueles que necessitavam de acompanhamento na área da saúde mental e na área da psicanálise.
Embora houvesse uma regulamentação do atendimento virtual na área da psicologia de maio de 2018 (Resolução CFP Nº 011/2018), assim como na área da psicanálise tratamentos e análises já fossem realizados à distância, o contexto da pandemia implicou numa maior necessidade e popularização do uso do atendimento remoto, que mostrou - e mostra - a sua importância: ou seja, a de dar condição de início e de continuidade aos tratamentos, de forma a privilegiar o cuidado e a ética com a relação humana, para uma série de circunstâncias.
Assim como o atendimento presencial, o atendimento virtual é estruturado e orientado pelo sigilo e confidencialidade, possibilitando potência de transformação e de lida com o sofrimento, benefícios e efetividade para o acompanhamento de uma série de condições.
Conheça algumas orientações para o atendimento virtual:
Em um primeiro contato com a profissional, além do espaço para o acolhimento e para a realização da entrevista inicial, são conversados os horários que os atendimentos virtuais serão realizados.
As sessões são iniciadas sempre em horário previamente agendado - a profissional entra em contato por mensagem no whatsapp, avisando do início da sessão.
O atendimento virtual demanda a importância de estar em um ambiente privado, reservado, preferencialmente tranquilo e confortável.
É necessário o acesso a uma conexão de internet estável. Uma série de dispositivos com acesso estável a internet possibilitam a realização do atendimento: tablet, notebooks, celular, entre outros.
Realizamos o atendimento através do uso de aplicativos e formas de contato que proporcionam segurança e sigilo à pessoa atendida, aos seus dados e informações, assim como ao conteúdo abordado das sessões.
O atendimento virtual não é recomendado em casos de urgência. As condições de pagamento, situações de remarcação ou necessidade de se ausentar, entre outros, são questões conversadas com a profissional nos atendimentos iniciais. Em caso de dúvidas, assim como a necessidade de mais informações, fale conosco.


Comentários